07/03/2010

O que o câncer faz

Que texto difícil.
Justo eu, uma menina facilmente apavorada (ou apavoradamente fácil) , estou aqui pra falar de uma palavra tão indesejada por todos - câncer.
Câncer pode ser aquele signo zodiacal, onde o símbolo é um caranguejo e os nascidos entre os dias 21/06 e 20/7, como um irmão meu, "pertencem" a ele. Parece que os cancerianos são apegados à família. Divertidos... Wagner Moura é canceriano.
Câncer também pode ser o nome daquele trópico que é cortado no Hemisfério Norte, lá pela altura do México.
Mas nada alivia a dor com que falo do câncer mais doloroso.
Quero falar desse assunto aqui agora nesse post, porque aconteceu uma coisa muito chata no meu mundo recentemente. Uma amiga faleceu assim.
Ela era de São Paulo, tinha uns vinte e poucos anos - não sei a idade exata, pois fazia um tempo que eu não falava com ela (agora, sei o infeliz porquê). Conheci-a há uns dois anos, na internet, não a conheci pessoalmente e éramos amigas. Ela era querida por todos e, morreu de câncer.
Uma menina nova, amável, não resistiu à maldita. Lamentável. Mesmo. 
Não é a primeira vez que a ocasião aconteceu no meu mundo. Já perdemos uma pessoa muito , mas muito querida por mim - e com certeza, pelo resto que o conhecia - assim, que batalhou contra e venceu 2 cânceres e no terceiro... bem, foi isso.
Agora eu pergunto: por que essas pessoas? Por que, justamente elas, foram escolhidas?
Parece injusto. 
Deus sabe o que faz, mas deixa o doente sofrer com as sessões de quimioterapia, se sentir cada vez mais fraco e, ás vezes, fazê-lo não aguentar. Pode ser que Deus o queira mais perto dele. Faz sentido... Melhor não sofrer do que sofrer. Mas a pessoa sofre. E as pessoas a sua volta também. É isso que o câncer faz (mesmo quando você sabe da doença da amiga tarde demais).
Hoje estava assistindo o final do Jornal Hoje quando passou a notícia da morte daquele ator de Caras e Bocas. Denner Pacheco, 25 anos, câncer no estômago. Nossa, tão jovem... devia ser querido também.




Desculpem-me o texto baixo-astral, leitores-fantasmas... mas eu precisava escrever isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário